domingo, 25 de outubro de 2015

III Congresso Iberoamericano sobre Assédio Laboral e Institucional: "Luta e Resistência contra o Assédio Moral no Brasil

  Por Taís Ferreira, jornalista e fotógrafa

A reflexão sobre as relações de trabalho e estratégias de intervenção e articulação entre trabalhadores para combater a violência no trabalho e promover a saúde foram alguns dos temas debatidos por especialistas em saúde e direito do trabalho de diferentes países da Ibero-América (Brasil, Espanha, México, Cuba, Venezuela, Costa Rica, Equador, Uruguai, Argentina e Chile) durante o III Congresso Ibero-americano sobre Assédio Laboral e Institucioanl e IV Seminário Catarinense de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho, de quinta-feira (08) até 11 de outubro, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis (SC).

Conferências, mesas de debates, minicursos, rodas de conversa, sessões de comunicação oral de trabalho, estudos e relatos de experiência foram realizados durante o Congresso e o Seminário para sensibilizar os presentes sobre as questões relacionadas à saúde do trabalhador, à prevenção e ao combate ao assédio moral.
Arthur Lobato, Doris Acevedo, Cristina Del Papa, Margarida
Barreto, Roberto Heloani. foto: Bruno Menezes


O psicólogo Arthur Lobato, participou nas Mesas de Debate, Relatos de Experiências e no Minicurso (foto) "Ações e Práticas no Combate ao Assédio Laboral",  junto com Doris Acevedo, Venezuela, Ana Lucia de Mattos Flores, SP/ Brasil, Cristina Del Papa, MG/ Brasil, Margarida Barreto, SP / Brasil e 
 Roberto Heloani SP/Brasil.



Em sua exposição Lobato falou sobre as Ações e Práticas no Combate ao Assédio Laboral nos sindicatos de trabalhadores da justiça de Minas Gerais, sua experiência no trabalho com o SERJUSMIG, SINJUS/MG e Sitraemg, discutindo amplamente o assédio no funcionalismo público e as estratégias de enfrentamento contra o Assédio Moral no Trabalho em prol da saúde do trabalhador.



fotografia: Taís Ferreira

Arthur Lobato participou também da Sessão de Relatos de Experiências/ Intervenções, e sensibilizou ainda, os participantes do III Congresso e IV Seminário a assinarem as moções de apoio e repúdio contra as práticas antissindicais e retaliação aos servidores da justiça do estado de Minas Gerais, e a um funcionário assediado na Casa da Moeda do Brasil.



fotografia: Taís Ferreira
fotografia: Taís Ferreira

Entre as atividades em que o psicólogo Arthur Lobato contribuiu, está a reunião do movimento sindical na qual também foram debatidas as ações necessárias para a prevenção ao assédio por parte dos sindicatos. Nas ações propostas está a necessidade de formação para poder atender e acolher os trabalhadores assediados e o compromisso de criação de uma Rede Nacional de Combate ao Assédio Moral, com a construção de ações unificadas para combate ao assédio no trabalho, denunciando aos órgãos internacionais as práticas antissindicais de criminalização e judicialização do movimento sindical. As entidades apresentaram uma Carta do Movimento Sindical.



Encontro Movimento Sindical - fotografia: Taís Ferreira

Encontro Movimento Sindical - Fotografia: Taís Ferreira

“Temos uma cultura gerencial que define como princípio menores gastos e menores custos, com metas irrealizáveis. A capacidade de transformar tudo e todos em mercadoria não deixou de fora os trabalhadores”, falou a Profa. Dra. Margarida Maria Silveira Barreto, especialista em Medicina do Trabalho, mestre em Psicologia Social e doutora em Psicologia Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na abertura do evento. É preciso, submergir nas entranhas da relação entre capital e trabalho e encontrar suas contradições.

Fotografia: MPT/SC


Para Margarida, há uma pressão generalizada no mundo do trabalho, o que ocasiona sentimento existencial de perda do lugar, que leva o trabalhador a estranhar a empresa e sentir-se só, sem ter em quem confiar. O sistema de dominação estimula permanente a dependência, em que cada gestor repassa a pressão sofrida e entra em situação de obediência irrestrita, fomentada pelo sistema financeiro. Cria-se assim uma “liberdade coerciva em nome da maximização de resultados”.
Sandra Correa León (Equador), Susana Tolfo (SC/BR). Fotografia: Taís Ferreira 
Durante o evento foram apresentados diversos trabalhos acadêmicos nacionais e internacionais, bem como lançamentos e apresentação de livros sobre a temática. O livro "Assédio Moral Em Organizações Públicas e a (Re)Ação dos Sindicatos", que tem um artigo assinado pelo psicólogo Arthur Lobato, também foi lançado no evento.
Suzana Tolfo, organizadora do livro e Arthur Lobato, autor do artigo:
A (Re)Ação dos Sindicatos frente ao Assédio Moral na Administração Pública,
 escrito com Robert França (Sinjus/MG). Fotografia: Taís Ferreira

Para os pesquisadores e acadêmicos o assédio moral tem como pano de fundo o modo de produção econômico e está relacionado à cultura organizacional e ao modelo de gestão da instituição. Tanto o assediado quanto o assediador são vítimas do sistema voltado a produzir o máximo em menor tempo possível, com obtenção de lucros excessivos, com metas a serem cumpridas e não preocupados com a saúde do trabalhador, ou com a qualidade do ambiente de trabalho e das relações interpessoais. Os trabalhadores perdem a condição de humanos e passam a ser considerados máquinas, descartáveis que devem ser usados até o esgotamento, fomentando a competitividade entre os indivíduos e muitas vezes humilhando aqueles que cumprem e cobram seus próprios direitos e coletivos, garantidos por lei.


Fotografia: Taís Ferreira
O Congresso Iberoamericano sobre o Acoso Laboral e Institucional acontece a cada dois anos. Em 2011 foi realizada a primeira edição no Distrito Federal do México e, ao final do evento, construída a Rede Ibero-americana pela dignidade no trabalho e nas Organizações. O II Congresso foi realizado em Buenos Aires, na Argentina, em 2013, com o número de participantes maior devido à sensibilização da temática frente a sociedade. O III Congresso no Brasil, em 2015, teve Florianópolis como sede das discussões. O IV Congresso acontecerá na cidade de Quito, no Equador, em 2017.


Cobertura Fotográfica Completa e mais informações no Blog: http://congresoiberoamericanoacosolaboral.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário