Convidados

 IV CONGRESO IBEROAMERICANO SOBRE ACOSO LABORAL E INSTITUCIONAL 
22 y el 25 de Agosto de 2017 
Universidad de Caldas - Manizales – Colombia 
 Ponencias hasta el día 20 de abril 
Evaluación comité científico: entre el 21 y el 10 de mayo de 2017 


https://www.contralaviolenciaeneltrabajo.com






CONVIDADOS CONFIRMADOS

Margarida Maria Silveira Barreto, Dra.

Formada em Medicina na Escola Baiana de Medicina e Saúde Publica. Especializações: Homeopatia – Medicina do Trabalho – Higiene Industrial. Mestrado em Psicologia Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado em Psicologia Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente professora convidada da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Psicossociais da Dialética Exclusão/Inclusão Social – NEXIN/PUC/SP, atuando principalmente nos seguintes temas: assédio moral no trabalho e violência moral no trabalho; saúde do trabalhador, trabalho e suicídio Membro fundador de site sobre assédio moral. Autora de livros e artigos sobre o assédio moral no trabalho.


Lydia Guevara Ramírez, MSc. Advogada de Sociedade Civil de Serviços Jurídicos “Consultores y Abogados Internacionales”. Secretária Geral da Asociación Latinoamericana de Abogados Laboralistas, Professora da Facultad de Derecho de la Universidad de la Habana, Cuba.


José Roberto Montes Heloani, Dr.

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1980) e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982). Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1985), Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), Pós -Doutorado em Comunicação pela USP e Livre- Docente em Teoria das Organizações pela UNICAMP. Atualmente é Professor Titular e pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, na área de Gestão, Saúde e Subjetividade. Também é professor conveniado junto à Université de Nanterre (Paris X). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho, Saúde no Trabalho e Psicodinâmica do Trabalho. Membro fundador do site www.assediomoral.org Atua principalmente nos seguintes temas: Ética no Trabalho; Assédio Moral e Sexual e na área da Saúde no e do Trabalho.


Doris Marlene Acevedo Izaguirre, Educadora.

Especialista em Saúde Comunitária. Especialista em Gênero e Políticas Públicas. Mestre em Educação Comparada. Doutora Estudos de Desenvolvimento. Ativista em organizações femininas. Feminista. Professora pesquisadora do Centro de Estudios en Salud de los Trabajadoras da Universidad de Carabobo,Venezuela. Professora dos cursos de graduação em Saúde Ocupacional, Instituto de Altos Estudios “Arnoldo Gabaldón”. Maracay, Venezuela. Instrutora e Consultora de Treinamento na Escola Obrera, Maracay, Venezuela. Sec. Geral do Instituto Nacional para as Mulheres e do Ministério da Mulher (2002- 2009). Organizadora do I e II Encontro Nacional “Mujer, Trabajo y Salud”, Venezuela. (2008 e 2012) . Membro da Comissão Organizadora do VI Conferência Internacional “Mulheres, Trabalho e Saúde” do México, 2008. Artigos publicados em Revistas nacionais e internacionais nos tópicos: Gênero, Trabalho e Saúde; Mulheres, Trabalho e Saúde; Gênero e Políticas Públicas; Fatores psicossociais no trabalho; Gênero e Violência no Trabalho. Grau de Tutor Jobs em saúde ocupacional. Prêmios recebidos: como formadora na área da saúde pública, por contribuir a estudos de mulheres, para o fortalecimento da pesquisa universitária, a ajuda internacional.


Nilson Berenchtein Netto, Dr.

Psicólogo, mestre em Psicologia Social e Doutor em Psicologia da Educação, ambos pela PUC-SP. Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia.


Yaneth Vargas Sandoval, MSc.

Master en Dirección y Gestión de los Sistemas de Seguridad Social, Especialista en Docencia Universitaria, Investigadora de Seguridad Social, Docente Derecho Laboral y Seguridad Social, Ponente nacional e internacional en temas de Seguridad Social, ha publicado el texto: “Pensiones en Servidores Públicos”, actualmente lidera el semillero Caja de Pandora de la Universidad la Gran Colombia. Consultara en el sector público y privado.


Luisa Fernanda Gómez Duque
Abogada litigante en defensa de los derechos de los trabajadores.Docente de la Universidad de Caldas.Especialista en Derecho Laboral y Seguridad Social
Magister en Filosofía.




Nora Gray Gariazzo
Licenciada en Psicología y Psicóloga, Universidad Católica de Chile, actualmente cursando el Doctorado en Psicología de la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. Académica del Departamento de Salud Pública, Facultad de Medicina, Universidad de Valparaíso. Profesora Asistente Adjunta de la Escuela de Psicología de la Universidad Católica de Chile. Docente del Magíster en Salud Pública y del Magíster en Psicología del Trabajo y las Organizaciones, de la Facultad de Medicina de la Universidad de Valparaíso. 



Elías García Rosas (México)
Psicólogo. Lic. en Derecho. Especialista en Derecho del Trabajo. Especialista en constitucionalismo, globalización y derechos sociales. Maestro en derecho. Dr. en derecho. Profesor investigador en la Facultad de ciencias de la conducta de la Universidad Autónoma del Estado de México.



Silvia Franco (Uruguai)
Licenciada en Psicología (Universidad de la República), Postgrado de Especialización en Gestión de Recursos Humanos (Universidad Católica del Uruguay), Diploma de Estudios Avanzados en Economía y Dirección de Empresa (Universidad Deusto, España) candidata a doctora. Docencia Universitaria en grado como Profesora Adjunta Gº3 de Psicología de las Organizaciones y el Trabajo del Instituto de Psicología Social, Facultad de Psicología, Universidad de la República. Gestión de Personas, Ciclo Fundamental de la Facultad de Ciencias Empresariales de la Universidad Católica del Uruguay. En postgrado Maestría Psicología Social, Facultad de Psicología de la Universidad de la República y Profesora Titular en Planificación Estratégica de Recursos Humanos en Facultad de Ciencias Empresariales, Universidad Católica. Ex Docente de Gestión Estratégica de Recursos Humanos en la Licenciatura de Facultad de Dirección de Empresas de la UCU. Coordinadora académica del área de Gestión Humana – Universidad Católica del Uruguay Ex Coordinadora del Postgrado de Recursos Humanos – Universidad Católica del Uruguay Responsable de la Gestión Académica, Comercial y Administrativa del mismo.


Dra. Florencia Peña Saint Martin (México)
Doctora en Antropología.
Profesora-investigadora de tiempo completo.
Posgrado en Antropología Física, Escuela Nacional de Antropología e Historia.



SANDRA ISABEL CORREA LEON
Abogada, doctora en Jurisprudencia, Licenciada en Ciencias Políticas y Sociales, investigadora especializada en acoso mediático. Escritora de varias obras. Como un sentido de vida, no un modo de vivir, ejerce la “defensa activa de la vida en todas sus formas, de aquello que la deprede. Fue Ministra de Educación, Cultura y Deportes del Ecuador. Catedrática universitaria. Miembro Fundador del Colectivo Ciudadano “Víctimas de Acoso Mediático. Miembro de la Asociación Latinoamericana de Abogados Laboralistas -ALAL-. Miembro de la Asociación Americana de Juristas -AAJ-. Divulgadora proponente, ante la Asamblea Nacional del Ecuador, de la tipificación, en los diferentes cuerpos legales, de la CONDUCTA del “acoso moral en general, y del acoso mediático en particular, como DEPREDADORA DE LA VIDA”


Leonor María Cantera Espinosa
É professora titular do Departamento de Piscologia Social da Faculdade de Psicologia na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), conta com dois doutorados (PHD pela Universidade de Porto Rico (1992) e Doutora em Psicologia Social com prêmio extraordinário pela UAB (2004)). Atualmente, ocupa o cargo de Diretora do Departamento de Psicologia Social da Faculdade de Psicologia na UAB. Foi cocriadora e diretora do primeiro mestrado em todo o território espanhol sobre Violência de Gênero e hoje é coordenadora da equipe de pesquisa VIPAT (Violência nas relaçoes afetivas de casal e no trabalho). É autora de vários livros, capítulos e artigos científicos sobre seus temas de interesse: violência de casal, trabalho e gênero.





Regina Heloisa Maciel
Psicóloga, mestre e doutora em psicologia. Atualmente professora titular da Universidade de Fortaleza e coordenadora do Núcleo de Estudos sobre o Trabalho. Atua nas áreas de ergonomia e saúde do trabalhador.





Álvaro Roberto Crespo Merlo
Médico e Doutor em Sociologia pela Université Paris 7. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua na Faculdade de Medicina, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS e é Professor Médico-Assistente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Serviço de Medicina Ocupacional/Ambulatório de Doenças do Trabalho e na Residência em Medicina do Trabalho. É Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.



LAURA MARCELA MORANDI
Lic. en Psicología U.B.A (Argentina). Profesora de evaluaciones psicológicas en la carrera de Psicología de Usal. Actividad Forense(1994) con perspectiva de género (varones con conductas violentas). Miembro de la red POR la ley de salud mental.



Selma Venco
Professora da Universidade Estadual de Campinas, socióloga, mestre e doutora em educação, com ênfase em trabalho e educação pela Unicamp, pósdoutora em sociologia do trabalho pela Université Paris X. Autora dos livros: Telemarketing nos bancos: o emprego que desemprega e As engrenagens do telemarketing: vida e trabalho na contemporaneidade, além de ter participado de outras obras como Infoproletários, Miséria e Riqueza do Trabalho.




Gustavo Villar Mello Guimarães
Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) em 1995/II. Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – Cesusc. Ex-Conselheiro e Ex-Secretário-Geral da Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas – ACAT. Conselheiro Estadual da OAB/SC para o triênio 2013/2015.




Lic Elizabeth Aranda Coria
Psicóloga-U.B.A. profesora adjunta asignatura evaluación psicológica Universidad Favaloro, coordinadora técnica Carrera de Especialización en Evaluación Psicológica – UBA. Coordinadora de investigación Programa Nacional de Salud, DDHH y Riesgos Psicosociales en el Trabajo. Ministerio de Salud de la Nación.




Lic. Marcelo Caputo
Lic. En psicología. Coordinador general del Programa Nacional de Salud, DDHH y Riesgos Psicosociales en el Trabajo – Ministerio de Salud de la Nación. Docenteconcursado de la práctica profesional “instituciones forenses” – UBA. Profesor adjunto de psicología legal y forense – UFLO. Asesor de la Asociación del Personal No Docente de la Universidad de Buenos Aires en
 prevención de la violencia laboral. Investigador UBACyT – categorizado CONICET.




Fernanda Zanin
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2009). Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2014-2016). Desenvolve atividades em Psicologia do Trabalho na Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR- Sssind). Trabalha na área da Psicologia Clínica, com atendimentos a pacientes com queixas referentes ao trabalho. Faz parte do grupo de pesquisa Economia Política do Poder e Estudos Organizacionais (EPPEO) e do Núcleo de Estudo em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (NESC/UFPR). Uma das organizadoras do livro “Estado, Poder e Assédio Moral: relações de trabalho na administração pública”.


Luis Allan Künzle
​Atual vice-presidente da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR- Sssind), membro do Grupo de Trabalho de Saúde da APUFPR-SSind e pesquisador do Núcleo de Estudo em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (NESC/UFPR). Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica Ênfase Eletrônica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1987), mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1990) e doutorado em Automatique et Informatique Industrielle – Université de Toulouse III (Paul Sabatier) (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná











Psicólogo CRP 04 22507, repórter cinematográfico 0004/MG, foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, SJPMG e diretor executivo da Federação Nacional dos Jornalistas, FENAJ.
Desenvolve projetos sobre saúde do trabalhador e realizou dezenas de palestras no Brasil, Uruguai, Argentina e México.
Participou da Comissão Mídia Cidadania Psicologia CRP-04.
Coordenador da Comissão de Combate ao Assédio Moral nos sindicatos de servidores da justiça de Minas Gerais, SINJUS, SERJUSMIG, Sitraemg e do Plantão Sindical de Atendimento às Vítimas de Assédio Moral.
Participou como palestrante no Fórum Social Mundial 2009, e nos Congressos Internacionais sobre Assédio Moral no Rio de Janeiro, Argentina e México.
Participação projeto FORMES em Montevidéu (Uruguai) e La Paz (Bolívia) - FIJ-FENAJ.
Escreveu artigos e teses sobre assédio moral nos congresso do SJPMG e FENAJ.
Delegado no Congresso Extraordinário para revisão do Código de Ética do Jornalista e da Conferência Nacional para Democratização da Comunicação (Brasília 2009).
Apresentou e defendeu tese sobre assédio moral que resultou nos artigos sobre assédio moral incluídos no Código de Ética do Jornalista Brasileiro.
Colaboração na redação do projeto da Lei Complementar 116/2011 – combate aos assédio moral no serviço público junto à intersindical do serviço público.





Nenhum comentário:

Postar um comentário